2004
Red
José Neiva Correia
Portugal
Método clássico de fermentação com desengace e contacto pelicular pré fermentativo seguido de aplicação de leveduras secas activas. Fermentação a 30ºC nos primeiros 2/3, e baixando para 20ºC durante o último 1/3. Durante todo o processo fermentativo são feitas 2 remontagens diárias utilizando em cada uma delas metade do volume contido na cuba. Após a fermentação alcoólica é mergulhada a manta durante 30 dias, durante os quais se procede à extracção dos taninos suaves, à fermentação maloláctica e estabilização natural do vinho. Estágio de 6 meses em barricas de 225Lt de Carvalho Americano, Francês de Allier e Português, das melhores procedências.
De uma cor intensa e profunda, contém aromas fortes e complexos. O paladar é bem encorpado com fruta concentrada e contrabalançado por taninos. O sabor a amora preta é realçado por frutos secos e especiarias. O final de prova é seco e longo.
Embora seja excelente como acompanhamento de qualquer prato bem condimentado, em nada perderá a sua qualidade quando servido por si só.
2004