TARTE DE SOUFFLÉ DE MAÇÃS EM VINHO

Almoço de Outono

Receita para 6 a 8 pessoas

Folhado
400 g de folhado de compra
Maçãs em vinho tinto PORTADA MEDIUM SWEET
200 g de açúcar
100 g de natas
8 maçãs
60 g de vinho tinto PORTADA MEDIUM SWEET

Preparação
Cozer o açúcar a seco até que adquira um tom caramelo-dourado, adicionar a esta cozedura as natas e deixar ferver. Depois, adicionar as maçãs cortadas em dados e refogá-las, procurando que não cozam demasiado. Juntar o vinho e deixar arrefecer.
Para massa soufllé
170 g de leite gordo
170 g de natas
80 g de gemas
40 g de vinho tinto PORTADA MEDIUM SWEET
70 g de açúcar
35 g de farinha Maizena
200 g de claras
100 g de açúcar

Preparação
Ferver o leite e as natas. À parte, fazer um creme de pasteleiro, misturando as gemas, o açúcar e a farinha Maizena e, por fim, incorporar o vinho. Num robot, bater energicamente as claras com o açúcar. Deitar 1/3 das claras batidas no creme a ferver de leite e natas, para de seguida o envolver suavemente no resto das claras.

Montagem e acabamento
Forrar as formas de tarte de 24 cm com os 400 g de folhado, previamente esticado a uma grossura de 2,5 mm, levantando um pouco os bordos. Deixar repousar o folhado na tarteira e no frigorífico pelo menos uma hora. Cozer a 170° C durante 15 minutos. Distribuir a maçã em vinho na tarteira. Com um saco pasteleiro e uma boquilha lisa de 12 mm, adicionar grandes lágrimas de soufflé sobre a tarte. Cozer a 170° C até que a superfície fique dourada. Deixar arrefecer e pulverizar o contorno das tartes com açúcar anti-humidade. Dourar as maçãs laminadas com o maçarico e compor o centro da tarte.

Acompanha com Francos